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07 motivos para começar a fazer marketing de posicionamento para internet ainda hoje

07 motivos para começar a fazer marketing de posicionamento para internet ainda hoje

No mundo globalizado do século XXI o conceito “marketing de posicionamento” tem aparecido cada vez mais nas agências digitais e em reuniões de empresas. Mas você saberia responder o que é esse conceito?

Também conhecido como MPI, o marketing de posicionamento é um conjunto de serviços digitais aplicados em forma de estratégias para melhorar a posição de sites de empresas/marcas/produtos ou serviços nas buscas online. É comum que essas estratégicas sejam voltadas para grandes buscadores como o Google, Yahoo! e Bing.

É importante ter bem esclarecido o posicionamento, pois assim a equipe de marketing saberá onde focar e terá mais sucesso do que se agir em termos gerais. Por isso, a primeira regra no marketing de posicionamento é definir o público alvo ou a persona a ser conquistada.

Veja abaixo os benefícios que o MPI pode trazer para os seus negócios:

Melhorar o relacionamento com os clientes

Os clientes são o carro chefe de qualquer negócio e ter um bom relacionamento com eles é fundamental para o sucesso. Essa relação precisa ir além de aplicativos ou softwares e entender a visão do cliente, se colocar no lugar dele para verificar suas necessidades e é essa a intenção das estratégias.

Procure difundir a percepção em todos os setores da empresa e aproxime as áreas de marketing e vendas. Quando ambas trabalham juntas é possível gerar mais contato, mais processos, mais vendas e consequentemente mais lucros. Invista também no atendimento diferenciado, inovador e moderno e estará sempre a frente de seus concorrentes.

Aumentar o engajamento da marca

O engajamento vai além de curtidas, comentários e compartilhamentos em rede social. Ele é a forma como o visitante interage em seu site e com as estratégias de marketing de posicionamento como os feeds de notícias assinados, baixar arquivos, preencher formulário e etc. o cliente se aproxima de sua marca.

Por meio do engajamento você consegue perceber se seus clientes estão interessados no conteúdo disponibilizado.

Incrementar a visibilidade da marca

Deixar sua marca com uma boa visibilidade pode trazer mais clientes e fidelizar os já existentes. Existem no mercado algumas dicas de como melhorar esse aspecto e uma das mais importantes é o SEO (Search Engine Optimization) que funciona como o conjunto de técnicas aplicado para tornar as páginas de um site mais harmônicas. A Prime Web cita e explica outros exemplos:

  • Foque no seu alvo – pesquise sobre seu público-alvo ou personas. A quantidade de informação implica na boa comunicação;
  • Acompanhe a concorrência – saber o que os concorrentes estão fazendo, no que estão investindo e quais as ideias de divulgação te ajuda a pensar em estratégias novas;
  • Transmita seus valores – lembre-se de colocar a identidade de sua empresa de modo que o cliente perceba;
  • Conte uma história – o público gosta de opinar e compartilhas boas histórias, por isso tente incrementar em suas atividades;
  • Use design responsivo – seu cliente precisa ter acesso ao seu site pelo desktop do computador, no tablete ou no smartphone. Essa dinâmica ajuda muito na visibilidade;
  • Seja simples e direto – atente-se ao marketing de conteúdo com títulos convidativos e mensagens breves e claras. Unir e-mail e ligação conta como ponto positivo;

Criar evangelistas da marca

Os famosos evangelistas são os defensores da sua marca. Eles são apaixonados pela sua marca, leais e dispostos a recomendá-la sempre que possível. É importante investir nesse público, pois trabalham como um marketing indireto.

As dicas mais simples para criar evangelistas é entrar na mente de seu cliente por meio de pesquisas qualitativas, marketing emocional e saber utilizar as ferramentas certas.

Informar e nutrir os prospect da marca com conteúdo relevante

Algumas palavras usadas no marketing digital são difíceis de entender, como por exemplo, prospect. A palavra significa o cliente em potencial, que tem a ver com seu negócio e corresponde com o que sua empresa espera, mesmo não exercendo ainda o poder de compra.

É importante mandar um conteúdo relevante e de boa qualidade para esse público, pois ele poderá consumir seu produto. Nesse quesito é importante saber mais sobre o marketing de conteúdo (linkar com outro texto).

Aumentar as vendas

Investir no posicionamento de marketing e em suas estratégias é investir em economia. Ao mesmo tempo em que você consegue trazer mais clientes e, consequentemente, mais lucro, é mais econômico porque a empresa foca em alguns itens e deixa de gastar com propaganda sem um nicho específico.

Trabalhar o pós-venda

O pós-venda é a parte mais importante de um negócio. É preciso trabalhar com o cliente para que ele volte a adquirir outros produtos e indique-o para amigos e conhecidos. O processo de fidelização é uma das marcas do marketing de posicionamento.