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Agência de MPI: como escolher a melhor para o seu negócio?

Com o passar dos anos, a maneira de divulgar uma marca passou por alterações. Se antes eram utilizados catálogos impressos ou propagandas em revistas, jornais e na televisão, atualmente, a internet é o principal meio difundir e popularizar uma empresa.

Através da busca orgânica, isto é, o resultado de pesquisas realizadas nos principais buscadores online, como o Google, consumidores de diferentes produtos e serviços procuram por empresas para se engajar. Por isso, estar entre as primeiras opções de resultados é de extrema importância e tende a potencializar o seu número de vendas.

Contudo, estar na primeira página do Google não é uma tarefa fácil. É necessário que uma série de estudos e técnicas sejam aplicadas no interior e no exterior do site, tornando-o atrativo tanto para o buscador, quanto para o usuário.

Para isso, foi criado o chamado Marketing de Posicionamento para a Internet (MPI), que tem como principal objetivo colocar um site na primeira página de resultados do Google de maneira orgânica e sem a necessidade de pagamento por anúncios.

O que é uma agência de MPI?

As agências de Marketing de Posicionamento para a Internet trabalham de acordo com cinco pilares que funcionam como estratégia de trabalho. Desse modo, a criação e a otimização dos sites integram as estratégias, assim como a criação de conteúdo e a integração com as mídias sociais.

Posteriormente, é importante que as agências voltadas para o MPI monitorem e analisem os resultados obtidos. Ranquear um site não é simples, portanto, pode levar um tempo até que as páginas apareçam nas primeiras colocações. Entretanto, o monitoramento auxilia para que os técnicos saibam se um reforço no conteúdo será ou não necessário.

Outro ponto para se ter atenção, também, é que cada agência pode trabalhar de uma maneira diferente. Então, um serviço oferecido em uma, pode não ser encontrado na outra.

6 questões que todo cliente deveria responder antes de contratar uma agência

O MPI é um investimento. Por essa razão, é preciso pensar antes de contratar a agência, pesquisar a analisar internamente dentro da sua empresa para saber qual serviço é o mais adequado para o seu negócio.

A seguir, seis questões que podem implicar na sua decisão.

Proximidade física importa?

Esse ponto deve ser discutido entre os gestores da empresa.

Se você possui preferência por ter reuniões pessoalmente, então a melhor opção é encontrar uma agência que esteja localizada em regiões próximas à sua sede.

Porém, se o Skype, o Hangouts ou até mesmo o Facebook forem opções a serem consideradas para ter reuniões à distância, então não há problema em escolher uma agência de outro estado, por exemplo.

Preciso de uma agência ou consultoria?

Antes de mais nada, precisamos deixar claro a diferença entre as duas.

A principal função de uma agência é analisar e executar os planos para impulsionar a sua empresa. A consultoria, por outro lado, só irá analisar, orientar e recomendar meios para que o problema seja resolvido de maneira interna na própria empresa.

Portanto, é imprescindível que você observe o comportamento dos seus funcionários para chegar a uma conclusão. Se você quer ter mais notoriedade na internet e quer treinar os seus colaboradores para isso, a consultoria pode te ajudar.

Todavia, se você quer que alguém cuide de todos os pontos para você e que toda uma estratégia de impulsionamento seja gerada, uma agência é a melhor opção.

A agência tem cases em seu segmento?

Cada segmento se comporta de uma maneira diferente em um trabalho de MPI. Isso acontece porque, dependendo da área da empresa, podem existir palavras-chave mais concorridas e que, portanto, são mais difíceis de serem posicionadas na primeira página do Google.

Por essa razão, ao procurar por uma agência de MPI, é importante saber se ela possui cases de sucesso voltados para a sua área de atuação.

Se sim, então você deve analisar com calma cada um dos cases entregues e entender quais foram as soluções propostas para aquela empresa em questão que a fizeram prosperar no mercado.

Quais diferenciais a agência oferece em seus serviços?

Hoje em dia, existem diversas agências voltadas para o marketing digital e para o MPI. Para conquistar clientes, elas precisam, então, mostrar diferenciais de serviço, que deem maior garantia de resultados.

Dessa maneira, durante a sua pesquisa em busca de uma agência de Marketing de Posicionamento para a Internet, esteja sempre atento ao o que aquela empresa está oferecendo.

Além disso, você também precisa ter mente quais são os seus objetivos, afinal, algumas agências estão voltadas para a obtenção de métricas, enquanto outros procuram aumentar a quantidade de compradores de seus respectivos clientes.

Para que haja taxas elevadas de sucesso na parceria entre você e a agência escolhida, é preciso que as ideias se encaixem, então analisar é sempre imprescindível.

Qual é o ticket médio para contratação?

Como já foi dito anteriormente, o MPI é um verdadeiro investimento, já que se trata de um estudo e um trabalho a longo prazo, que também tende a oferecer resultados duradouros.

Ter uma agência de MPI trabalhando para a sua empresa é alavancar na frente dos seus concorrentes. Portanto, durante a sua pesquisa, é necessário que você já tenha pensado no quanto pretende investir nos serviços.

Em geral, o preço médio das agências pode parecer um pouco pesado para o bolso. Contudo, quando pensamos nas consequências e nos resultados que podem ser alcançados, incluindo o valor de retorno, as estratégias valem a pena.

E o prazo de contrato?

Novamente, é preciso citar que o Marketing de Posicionamento para a Internet é um trabalho a longo prazo. Desse modo, é absolutamente normal que as agências voltadas para esse ramo tenham estabelecidos um tempo mínimo de contrato.

Geralmente, esse tempo mínimo equivale ao tempo delimitado para que as estratégias empregadas no site comecem a surgir efeito.

Os resultados, porém, irão depender de empresa para empresa e de segmento para segmento, afinal, os profissionais que lidam com MPI procuram sempre deixar claro que o Google possui algoritmos e métricas, que por sua vez determinam quais sites ficarão presentes na primeira página. E nem sempre essa é uma ciência exata.

Logo, contratos com prazos curtos não são recomendados, porque podem apenas fazer com que a sua empresa tenha prejuízos.

Considerações finais

Após a leitura desse artigo, podemos concluir que contar com uma agência de MPI é uma ótima opção para potencializar o seu ranqueamento no Google.

Afinal, se comparamos os resultados do MPI com os de links patrocinados, por exemplo, percebemos que os internautas possuem mais confiança e atrelam maior credibilidade aos sites posicionados de maneira orgânica.

O auxílio de especialistas na técnica SEO também é indispensável para fazer com que todos os seus objetivos sejam alcançados.

Por isso, a Prime Web se coloca à sua disposição. Contamos com profissionais qualificados, o que nos assegura como a melhor opção para a sua empresa. Para mais informações, entre em contato com os nossos consultores comerciais e saiba mais sobre os nossos planos!

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