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Agência de MPI Marketing de Posicionamento para Internet

Qual é a função de uma agência de MPI Marketing de Posicionamento para Internet?

O Marketing de Posicionamento para Internet, popularmente conhecido pela sigla MPI, é um conjunto de serviços digitais que tem como principal objetivo auxiliar na melhora de visibilidade de empresas na internet.

No geral, uma agência de MPI trabalha através de um conjunto de 5 pilares, sendo eles: desenvolvimento de websites, S.E.O. (search engine optimization), marketing de conteúdo, social media e web analytics.

Quais são esses 5 pilares?

Para desenvolver um trabalho coerente e eficaz, uma agência de marketing de posicionamento online precisa seguir algumas etapas, que visam proporcionar um serviço de qualidade para os clientes. Como foi dito anteriormente, essas etapas são chamadas de pilares. E elas são as seguintes:

1. Desenvolvimento de websites

Como você já deve ter percebido, é um pouco improvável imaginarmos a execução de um trabalho de MPI sem a existência de um site. A criação de um site atrativo (e entenda atrativo como aquele que traz à tona a sensação de originalidade, de fácil aprendizagem, fácil navegação e bom design visual, que também são métricas do Google), além de aumentar o valor da marca, reforça a sua reputação perante clientes e consumidores.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Criação de Sites

2. S.E.O. (search engine optimization)

O SEO é um conjunto de técnicas utilizadas por uma agência de MPI que, quando aplicadas, tornam as páginas de um site mais amigáveis ao rastreamento dos robôs, facilitando a compreensão e indexação de seu conteúdo ao índice de páginas dos buscadores.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Otimização de Sites

3. Marketing de conteúdo

Este terceiro pilar por sua vez está diretamente associado ao engajamento de clientes e consumidores e talvez seja o mais importante para assegurar um bom ranqueamento.

O marketing de conteúdo requer planejamento, uma vez que a criação de conteúdo relevante possibilita a aproximação da sua empresa com seus clientes e consumidores, tendo papel fundamental no projeto de MPI.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Produção de conteúdo

4. Social media

As redes sociais hoje em dia, além de serem canais de interação com o público consumidor, são pontos de contatos que andam em paralelo com o marketing de conteúdo, funcionando também como grandes impulsionadores de tráfego, pois através do compartilhamento de links é possível levar o consumidor da rede social até o site da empresa, ou até mesmo diretamente a página de um produto em uma loja virtual, aumentando o seu número de visitas.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Integração com mídias sociais

5. Web Analytics

O termo web analytics diz respeito a utilização de ferramentas para mensurar performance e resultados de um website durante o trabalho da empresa de marketing de posicionamento na internet.

As opções de ferramentas disponíveis hoje no mercado são diversas, sendo algumas gratuitas com recursos mais limitados e outras pagas com um pouco mais de informações.

Essas ferramentas verificam deste o rastreamento de palavras chave, até número de visitas e compartilhamento de links. Isso tudo vai de acordo com o interesse de cada empresa em definir as métricas que mais importantes que a ajudem na tomada de decisões.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Monitoramento e análises de resultados

Devo contratar uma empresa de MPI para o meu negócio?

Devo contratar uma empresa de MPI para o meu negócio?

O MPI não é uma ciência exata. Como depende do Google e dos rastreamentos dos Googlebots para funcionar de fato, o MPI é considerado um investimento a longo prazo, mas que tende a gerar ótimos frutos para a sua empresa.

Entretanto, por ser um trabalho complexo, é preciso que haja muita consideração antes de, de fato, optar pelos serviços de uma agência do gênero.

A seguir, separamos 6 perguntas para que você responda para ter certeza de que deseja contar com um projeto de marketing de posicionamento. Confira!

Na mesma região ou em outro estado: a proximidade física importa?

Essa é uma pergunta muito importante e que servirá como ponto de partida para a sua pesquisa.

Você considera que reuniões devem ser presenciais ou que elas podem ser feitas, também, por Skype, Hangouts ou até mesmo pelo Facebook, via conferência de vídeo?

Se você entende que se encontrar pessoalmente é um dos pontos chaves para o seu negócio, então com certeza a melhor opção é contar com uma agência que esteja próxima à sede da sua empresa.

Se a distância não for um problema, então a pesquisa pode se expandir para demais áreas e estados.

Agência ou consultoria: de qual eu preciso?

Antes de mais nada, precisamos deixar claro a diferença entre as duas.

A principal função de uma agência é analisar e executar os planos para impulsionar a sua empresa de forma terceirizada, ou seja, realizada totalmente pela agência em questão, com seus próprios funcionários.

A consultoria, por outro lado, só irá analisar, orientar e recomendar meios para que o problema seja resolvido de maneira interna na própria empresa.

Portanto, é imprescindível que você observe o comportamento dos seus funcionários para chegar a uma conclusão. Se você quer ter mais notoriedade na internet e quer treinar os seus colaboradores para isso, a consultoria pode te ajudar.

Todavia, se você quer que alguém cuide de todos os pontos para você e que toda uma estratégia de impulsionamento seja gerada, optar por uma agência é a melhor opção.

A agência tem cases de sucesso em seu segmento?

Cada segmento se comporta de uma maneira diferente em um trabalho de MPI.

Esse é um fato que acontece porque, dependendo da área da empresa, podem existir palavras-chave mais concorridas e com maior fluxo de pesquisa e que, portanto, são mais difíceis de serem posicionadas na primeira página do Google.

Por essa razão, ao procurar por uma agência de MPI, é importante saber se ela possui cases de sucesso voltados para a sua área de atuação propriamente dita.

Se esses cases existirem de fato, então você deve analisar com calma cada um deles entregues e entender quais foram as soluções propostas para aquela empresa em questão que a fizeram prosperar no mercado.

Quais diferenciais a agência oferece em seus serviços?

Hoje em dia, existem diversas agências voltadas para o marketing digital e para o MPI especificamente. Para conquistar clientes, elas precisam, então, mostrar diferenciais de serviço, que deem maior garantia de resultados depois que o projeto for finalizado.

Além disso, você também precisa ter mente quais são os seus objetivos, afinal, algumas agências estão voltadas para a obtenção de métricas, enquanto outros procuram aumentar a quantidade de compradores de um determinado site.

Por isso, é necessário pesquisar dentro da sua área de interesse para assegurar que todos os pontos de contrato sejam suficientes tanto para a agência, que estará prestando os serviços, quanto para você.

Qual é o preço médio para a contratação de uma agência de MPI?

Não é exagero, de maneira alguma, considerarmos o MPI um investimento.

Afinal, ele possibilita que o seu site esteja muito à frente (ou no mínimo igualado) aos seus concorrentes. O número de cliques também tende a subir, assim como as ligações.

Por essa razão, o preço, que tende a ser um pouco alto, vale a pena pelo seu custo benefício final.

E o prazo de contrato?

Como nem sempre o resultado é imediato (por uma série de fatores, que envolvem, principalmente, o Google), a maior parte das agências opta por desenvolver um contrato longo, que irá respaldar tanto o lado do cliente, quanto o seu próprio lado.

Os resultados, porém, irão depender de empresa para empresa e de segmento para segmento, afinal, os profissionais que lidam com MPI procuram sempre deixar claro que o Google possui algoritmos e métricas, que por sua vez determinam quais sites ficarão presentes na primeira página.

Logo, contratos com prazos curtos não são recomendados, porque podem apenas fazer com que a sua empresa tenha prejuízos.

Conclusão

Bom, agora que você já tem uma noção básica sobre o que é a agência de marketing de posicionamento para a internet, fica fácil perceber os diversos benefícios que o MPI agrega a proposta de valor à um investimento com objetivo de crescimento em meios digitais.

Portanto, não perca a oportunidade de entrar e contato com a Prime Web e solicitar o seu orçamento agora mesmo!