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Como funciona o MPI?

Estar na internet é fundamental para quem procura por meios de alavancar a própria marca.

Hoje em dia, muitos possíveis consumidores utilizam a internet para encontrar soluções ou serviços que sejam de seu interesse.

O Google, nesses casos, é o principal meio de pesquisa. Trata-se do principal buscador do mundo, que possui algoritmos inteligentes, que conseguem propiciar ótimos resultados para os seus usuários.

É por isso, também, que o Google possui altos índices de confiança; os internautas confiam nos resultados retornados pelo buscador, o que faz com que os links que aparecem nas primeiras páginas de retornos sejam sempre os mais clicados.

É nesse cenário que foi constituído o que chamamos de marketing de posicionamento para a internet – ou MPI.

O que é marketing de posicionamento para internet?

Sempre que fazemos uma pesquisa no Google, o buscador sugere, através do posicionamento de cada link na página, qual é o site mais relevante para o que estávamos buscando a princípio.

Entretanto, muitas vezes os sites que aparecem nas primeiras colocações não estão ali por acaso: eles fizeram todo um trabalho de otimização baseada nos fatores de ranqueamento do Google – ou o que chamamos de MPI.

O MPI tem como principal objetivo colocar um determinado site na primeira página do Google, utilizando técnicas de otimização de layout e de produção de conteúdo de qualidade, baseado em palavras-chave que estejam relacionadas ao serviço prestado pelo cliente.

É importante dizer que o marketing de posicionamento funciona através da consolidação do conteúdo e da confiança que é passada para o consumidor em potencial. Apresenta-se uma solução para o problema apresentado pelo usuário, o que abre portas para a consolidação de um negócio no futuro.

O que fazemos?

Por meio de técnicas especializadas, que envolvem o desenvolvimento e criação do seu site, expande o engajamento do seu negócio com os seus clientes.

Estudo

Coleta de
Informações

Para que o design e o conteúdo do seu site sejam elaborados, é preciso que haja a resposta de um questionário por parte do cliente. A informação coletada formará um documento chamado “Briefing”.

Estudo

Estudo de
Palavras-Chave

Para iniciar a criação dos artigos, é necessário que anteriormente haja um estudo que indique quais são as palavras-chave corretas para o seu site. A Prime Web utiliza uma ferramenta que garante precisão nos resultados.

Estudo

Solicitação de
Material

Antes da conclusão de seu site, é importante que as imagens sejam enviadas pelos clientes. Assim, nossos técnicos poderão finalizar o projeto rapidamente e o enviará para a sua aprovação.

Estudo

Design do layout

Para que o MPI funcione, o design do seu site precisa ser atrativo, ou seja, ele deve trazer a sensação de originalidade, aprendizagem e fácil navegação. Oferecemos para você três opções de layout.

Estudo

Codificação do site

Após a escolha do layout, iremos trabalhar na codificação do seu site. Isso quer dizer que todo o material coletado anteriormente será transformado em uma linguagem própria da programação.

Estudo

Publicação

O seu site será publicado somente após a sua aprovação. Por isso, é importante manter comunicação constante com os técnicos responsáveis por este trabalho.

Estudo

Manutenção técnica

A equipe Prime Web está preparada para atendê-lo mesmo após a publicação do projeto. Caso haja qualquer problema nas páginas de seu site, será realizada uma manutenção técnica.

Estudo

Manutenção de conteúdo

Se percebermos que o seu site ainda não está posicionado como deveria, não se preocupe! Realizaremos a publicação de conteúdos de reforço em um período estipulado.

Estudo

Acompanhamento de desempenho

Para te manter sempre informado, possuímos um sistema próprio em que são gerados relatórios de desempenho para cada site ativo conosco. Esse relatório é atualizado periodicamente.

A base de tudo: entenda os 5 pilares do MPI

A base de tudo: entenda os 5 pilares do MPI

Os profissionais que trabalham com o marketing de posicionamento para internet, utilizam 5 pilares, que os guiam dentro de um projeto que é consideravelmente longo, mas que possui, também, altos índices de sucesso. São eles:

Criação de Sites

Um site bem estruturado é fundamental para que o MPI funcione.

A criação de uma página na web atrativa (e entenda atrativo como aquele que traz à tona a sensação de originalidade, de fácil aprendizagem, fácil navegação e bom design visual), além de aumentar o valor da marca, reforça a sua reputação perante ao Google e, é claro, aos usuários.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Criação de Sites

Otimização de sites (SEO)

O SEO (Search Engine Optimization), que em português significa Otimização de Mecanismos de Pesquisa, é um pilar que funcionará como um passo complementar ao desenvolvimento de websites.

Basicamente, o SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas aplicado na parte interna (códigos, por exemplo) e externa (visualização em geral) para tornar as páginas de um site mais harmônicas e, assim, facilitar o rastreamento dos robôs utilizados pelo Google.

Esses métodos, quando bem empregados, fazem com que os Googlebots compreendam com maior facilidade o conteúdo publicado e a indexem esse material nas primeiras páginas do índice dos buscadores.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Otimização de Sites

Produção de conteúdo

O conteúdo possui grande importância para o MPI. Sem a criação e a publicação de artigos de qualidade, é bem difícil os sites serem ranqueados pelas ferramentas de pesquisa.

Desse modo, podemos dizer que o conteúdo é o organismo responsável por manter um site funcionando e, o principal, alcançando ótimas posições nas buscas.

Textos bem elaborados, simples e de qualidade, que seguem as regras de engajamento do SEO, atraem e convencem novos clientes, engajando-os para com os seus serviços.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Produção de conteúdo

Integração com mídias sociais

Redes sociais como o Facebook, o Twitter e o Instagram, são grandes impulsionadoras de tráfego.

Isso significa que, com seus altos índices de usuários, essas redes conseguem fazer com que eles sejam redirecionados para o seu site principal. Isso, porém, só acontece se há uma integração entre o site em questão com essas plataformas.

Nesses casos, apostar na criação de conteúdos e anúncios para cada uma dessas mídias é interessante para tornar as suas páginas online mais movimentadas.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Integração com mídias sociais

Monitoramento e análises de resultados

Após todo o trabalho com a otimização do site, é importante realizar o monitoramento para checar a performance do projeto. Para isso, existem ferramentas diversas, que podem oferecer recursos mais limitados ou também resultados mais específicos.

Conforme o interesse das empresas, as ferramentas podem mensurar diversos dados, desde o número de visitas e de palavras-chave ranqueadas na primeira página de pesquisa, até a quantidade de links compartilhados do site em questão.

É também a partir desse estudo que o profissional responsável pelo acompanhamento do site irá saber quando um reforço no conteúdo ou a manutenção técnica das páginas será necessária.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Monitoramento e análises de resultados

MPI: como funciona de fato?

MPI: como funciona de fato?

Os 5 pilares citados acima podem nos dar uma ideia melhor de como funciona um trabalho de MPI.

Entretanto, as etapas de produção são mais complexas e é necessário nos aprofundarmos para termos maior noção de como é o funcionamento, de fato, do MPI.

Confira a seguir!

Briefing

Para quem trabalha com vendas, ter conhecimento do cliente é fundamental. No marketing de posicionamento não é diferente.

É por essa razão que existe um modelo de questionário chamado de briefing. Nele, você deverá responder qual o segmento da sua empresa, os produtos e/ou serviços oferecidos e quais os públicos que você pretende atingir com a campanha são pontos essenciais. Além disso, também são pedidas opiniões a respeito do design do site e qual a linguagem certa para ser empregada nos textos que serão publicados posteriormente.

Dessa maneira, todo o trabalho da empresa responsável pelo projeto de MPI e as vontades do cliente serão alinhadas devidamente, aumentando as chances de sucesso.

Estudo de palavras-chave

Quando pesquisamos na aba do Google, todo os termos utilizados se tornam palavras-chave.

As palavras-chave são um ponto importante para entender como funciona o MPI e também para que o projeto funcione. Afinal, é por meio delas que usuários e possíveis clientes poderão entrar em contato com a sua empresa pela primeira vez, quando realizarem uma pesquisa em qualquer buscador da internet.

Como já falamos posteriormente, as palavras-chave têm relação direta com os serviços que são oferecidos pela empresa. Dessa maneira, o profissional responsável por esse processo irá utilizar ferramentas para selecionar as melhores keywords do segmento.

A Google Keywords Planners é a ferramenta mais conhecida. Nela, é possível ter acesso a outros termos que estejam relacionados com as palavras que você procura ranquear, qual o volume de buscas dessas palavras no Google e o custo por cada clique.

Coleta de textos e imagens para o site

A presença de conteúdos relevantes e interessantes é muito importante para o trabalho realizado pelo marketing de posicionamento para internet e é fundamental para entender como o MPI funciona, já que eles possuem conexão direta com o ranqueamento de seu site em diferentes buscadores presentes na web.

Para que esse trabalho dê certo, contudo, você precisa ficar atento, afinal de contas, é necessário que todos os textos sejam pertinentes ao seu segmento de trabalho para que você obtenha um bom posicionamento online. Dessa forma, uma maior interação com o público é promovida, o que é muito benéfico.

Além disso, é interessante que você trabalhe lado a lado com os profissionais responsáveis por essa produção. Assim, você será capaz de fornecer informações muito interessantes e pertinentes ao mesmo tempo em que oferece imagens que poderão ser usadas para complementar os artigos.

Criação de artigos pertinentes a um segmento

Oferecer maiores explicações e informações sobre o segmento em que a sua empresa atua e também todos os serviços e produtos oferecidos pode ser uma ótima forma de se aproximar dos seus clientes. Ao mesmo tempo, também contribui com o sucesso do MPI, já que disponibiliza assuntos interessantes para a criação de textos e conteúdos.

É importante ter em mente, contudo, que todos os artigos serão redigidos com uma linguagem mais acessível. Dessa forma, até mesmo as pessoas mais leigas no assunto entenderão do que se trata o trabalho prestado por você, que poderá sempre verificar se as informações apresentadas estão, de fato, corretas.

Por isso, é importante que as respostas dadas durante o preenchimento do briefing sejam sempre exatas e completas. Assim, a produção de conteúdo se torna mais fácil.

Produção de sites otimizados

A forma com que todas as informações presentes em uma página da web são apresentadas aos internautas possui forte relação com a maneira que o público se comporta diante de uma marca. Por isso, a produção de sites otimizados, que possuam um design limpo e prático e que forneçam todos os dados de maneira simples e prática, é extremamente importante para o seu sucesso.

A técnica conhecida como SEO, então, se tornou uma aliada do marketing de posicionamento para internet, auxiliando essa fase de criação de sites pensando não só nos seus clientes, mas também nos robôs do Google.

Essa junção cria um pacote que garante o excelente desempenho do seu negócio no universo online!

Verificação e validação de sites

Hoje em dia, as pessoas utilizam uma série de aparelhos eletrônicos para acessarem a internet e, por isso, é importante criar um layout e um design que se adeque aos diferentes tipos de telas sendo que, dentre eles, podemos destacar os smartphones (Android e iOS), os tablets e até mesmo os desktops.

Essa técnica, chamada de responsividade, é extremamente importante por uma série de motivos. Além de ajudar no posicionamento do seu site, também garante a satisfação de todas as pessoas que acessam as suas páginas, de forma a evitar que as informações apresentadas fiquem bagunçadas e transformando a experiência em algo muito agradável.

Para que isso seja possível, os programadores devem ficar atentos aos códigos fonte do HTML e CSS.

Publicação e indexação do site

A indexação de um site funciona como uma forma de dar a ele todas as informações necessárias a respeito das suas páginas. Só por meio das informações presentes no site é que a página consegue ranquear um bom posicionamento no buscador de pesquisa. Embora esse processo aconteça naturalmente, ele pode demorar muito tempo, para auxiliar e acelerar esse processo, o trabalho do MPI é essencial. Afinal, ele visa promover resultados rápidos e eficientes. Esse processo é acelerado por meio de diversas técnicas.

Nota-se, então, que a indexação nada mais é do que uma forma de incluir o seu site na lista de pesquisa que aparece para usuários de mecanismos orgânicos de pesquisa, como o Google e o Bing, por exemplo. Por isso, quando mais completo e mais atualizado o site estiver, melhor ser o posicionamento dele. Mesmo após sua publicação, é necessário atualizá-lo com as mais completas informações.

Esse trabalho de indexação depende muito dos códigos utilizados na criação e desenvolvimento de seu site, por isso, é essencial todos os códigos serem utilizados de forma perfeita. Qualquer erro ou falha que possa apresentar resulta em uma série de problemas. Dessa forma, é necessário realizar os testes citados anteriormente para, assim, todo o procedimento acontecer de maneira mais simples e eficiente possível.

Monitoramento do posicionamento de palavras-chave

As palavras-chave funcionam como uma forma dos usuários que navegam pela internet encontrarem a sua página e o conteúdo presente nela, de maneira mais fácil.

O conteúdo disposto em seu site deve ser muito bem trabalhado com base nas técnicas de SEO, e o conteúdo deve ser completo, contendo informações importantes, tanto para o cliente – especificações sobre os produtos e serviços oferecidos e principais formas de contato –, quanto para a própria empresa, que pode criar um vínculo com seus clientes contando histórias ou recebendo avaliações positivas, por exemplo.

Os conteúdos encontrados em um site são resultado do trabalho do marketing de posicionamento desenvolvido, que procuram ranquear um posicionamento alto nos buscadores de pesquisa, como o Google e o Bing. Mas para garantir esse sucesso, é necessário monitorar de forma muito minuciosa a sua posição em diversos buscadores da internet. As atualizações periódicas são extremamente importantes para que ele sempre fique na primeira página de pesquisa e sendo assim, esse é um trabalho constante.

Manutenção: por que deve ser feita?

A criação de um site e todo o conteúdo desenvolvido pode demorar para ser finalizada, já que depende do trabalho de diversas áreas, setores e profissionais ligados ao MPI. Contudo, ele não acaba logo após o seu lançamento; ele é um procedimento contínuo, que necessita de manutenção. Conheças os três principais serviços referentes à essa etapa:

  • Manutenção técnica: códigos de HTML estão em constante mudanças e isso pode afetar o visual de seu site, assim como pode influenciar em todo o seu CSS. Por isso, a equipe que trabalha com MPI está sempre em prontidão para lidar com esses pequenos imprevistos;
  • Manutenção de conteúdo: após a publicação e indexação do seu site, é necessário aguardar por um tempo para vermos como ele irá se posicionar. Caso o resultado não seja o esperado, possuímos uma equipe para realizar o reforço de conteúdo do site para alavancar seu posicionamento;
  • Acompanhamento de desempenho: pensando sempre na eficiência do trabalho realizado, efetuamos relatórios relacionados a performance do seu site serão gerados e enviados para você.

Para gerar bons resultados e um número de visitantes e usuários cada vez maior, é essencial o site passar por manutenções. Por isso, acompanhe de perto todo o procedimento relacionado à sua criação, publicação e desempenho. O seu engajamento também é essencial para gerar bons resultados!

Em quanto tempo se tem o retorno de investimento?

Em quanto tempo se tem o retorno de investimento?

Todos os serviços e investimentos de MPI oferecem um excelente retorno. Isso porque além de tornar a comunicação com seus possíveis clientes mais dinâmica e eficiente, também amplia a visibilidade do seu negócio ao colocá-lo na primeira página de diversos buscadores da internet. Desta forma, o seu site será encontrado de forma mais fácil.

O tempo estimado para que seu website se posicione de forma satisfatória é de até seis meses após sua finalização, publicação e indexação. Mas é importante ter em mente que diversos fatores influenciam o processo de desenvolvimento do site, por isso, esse prazo pode variar de projeto para projeto. Os textos de apoio, por exemplo, são essenciais quando o site não apresenta o resultado esperado.

Para garantir que o resultado será o melhor possível, é importante sempre responder o briefing de conteúdo com informações diversas que poderão ser utilizadas na redação dos seus artigos. É importante ter paciência e trabalhar em conjunto com os especialistas.

Por onde começo?

Contratar uma agência de marketing especializada em projetos de MPI é a melhor forma de iniciar o seu projeto e entender como funciona esse tipo de ação. Dessa forma, você colocará o seu investimento nas mãos de profissionais qualificados e que poderão te oferecer retornos em um prazo de tempo menor.

Seguindo um estudo técnico e prático, que cumpra, principalmente, os 5 pilares do marketing de posicionamento, há maior certeza de que o seu site será posicionado nos primeiros links do Google mais rapidamente.

Porém, o MPI não acontece através de mágica: é preciso ter engajamento entre o contratado e o contratante. Por isso, é necessário que os dois lados – cliente e empresa – se comuniquem e trabalhem em conjunto. Assim, você terá um pontapé inicial positivo e maiores asserções para o futuro.