Clique aqui para falar com a Agência Prime Web

Conheça 5 pilares do marketing de posicionamento para internet (MPI)

Conheça 5 pilares do marketing de posicionamento para internet (MPI)

O que é MPI?

Marketing de posicionamento para internet (MPI) é um conjunto de serviços digitais aplicados a sites de empresas e marcas, com o objetivo de melhorar a visibilidade e, por consequência, a posição dessas empresas nos sites de buscas online.

O MPI auxilia diretamente as estratégias de comunicação usadas para gerar conteúdos para os sites dos mais variados segmentos. Além disso, o MPI também é um reforço para o “Branding” (conjunto de estratégias, conceitos e planejamentos, que visa atingir posicionamento único no coração e na mente daqueles que terão acesso aos conteúdos publicados).

Como é composto esse conjunto de serviços digitais?

Os especialistas em marketing de posicionamento para internet (MPI) fazem uso de cinco estratégias para alavancar o nome de empresas ou marcas na internet. Os 5 pilares que formam os serviços digitais são: desenvolvimento de websites, SEO, marketing de conteúdo, redes sociais e web analytics.

Entenda os 5 pilares do Marketing de Posicionamento para Internet (MPI)

1. Desenvolvimento de Websites

Um site é indispensável para conseguir executar as estratégias do MPI. A dica que damos à você é contratar uma empresa especializada em web designer, para criar um site atrativo, contendo as seguintes características: originalidade, fácil aprendizagem, fácil navegação e bom design visual.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Criação de Sites

2. SEO

Sigla em inglês para Search Engine Optimization, que em português significa Otimização de Mecanismos de Pesquisa, o SEO é um pilar complementar do desenvolvimento de websites. Ainda que pareça difícil, o SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas aplicado para tornar as páginas de um site mais harmônicas e, assim, facilitar o rastreamento dos robôs dos sites de pesquisa, como o Google.

Essas técnicas conhecidas por quem trabalha com marketing digital fazem os robôs compreenderem com mais facilidade o conteúdo publicado e ajudam a indexar esse material, nas primeiras páginas do índice dos buscadores.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Otimização de Sites

3. Marketing de Conteúdo

Sem conteúdo é bem difícil os sites serem bem rankeados pelas ferramentas de pesquisa. Pode-se dizer que o conteúdo é o organismo responsável por manter um site funcionando e, o principal, alcançando ótimas posições nas buscas.

Um conteúdo bem elaborado e de qualidade, que segue as regras de engajamento, atrai e busca novos clientes. Com bom planejamento, pode-se utilizar tanto para fidelizar clientes como para atrair aqueles que procuram o serviço ou produto oferecidos por você.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Produção de conteúdo

4. Social Media

É impossível dispensar esse pilar em pleno século XXI. As mídias sociais, elaboradas através das redes sociais, além de serem ótimos canais de interação com o público consumidor, ainda são uma maneira prática e rápida de manter contato a partir da postagem de links, que direcionam os consumidores.

Esse último ponto é um grande impulsionador de tráfego, pois pode levar o consumidor da rede social até o site da empresa, apenas com um click. Essa estratégia aumenta consideravelmente o número de visitas e é mais um motivo para a elaboração de conteúdos de qualidade.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Integração com mídias sociais

5. Web Analytics

O marketing de posicionamento usa de ferramentas da própria internet para mensurar as performances e resultados de um website. É desse conjunto de ferramentas que vem o termo web analytics. As ferramentas disponíveis para mensuração são variadas e encontradas de forma gratuita, com recursos mais limitados ou pagas, que geram mais informações para análise.

Conforme o interesse das empresas, as ferramentas verificam o rastreamento de palavras-chave para ajudar o responsável do marketing digital a saber quais usar nos conteúdos. O número de visitas e a quantidade de links compartilhados também aparecem nos resultados, e auxiliam a identificar as métricas ideais a serem aplicadas.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Monitoramento e análises de resultados

Considerações finais sobre os 5 pilares do MPI

Agora, fica fácil identificar os diversos benefícios que uma boa estratégia de marketing de posicionamento para internet (MPI) podem gerar para a sua empresa, agregando valor à estratégia de branding e ajudando você à economizar, pois não será preciso investir em mídias de menor expressão.

O melhor meio para aplicar o marketing de posicionamento para internet e otimizar o website da sua empresa, é contratando uma agência experiente na aplicação dos 5 pilares. Para posicionar seu site nas primeiras páginas é preciso conhecer os mecanismos de busca e dedicar-se a eles.