Atendimento
(11) 2359-0684

Suporte
(11) 2368-0710

Ícone do Menu
Criação de Sites

Para que o seu site não seja apenas mais um na vastidão da internet, é necessário investir em técnicas que o coloque em destaque não só entre os seus próprios clientes, mas em todos os buscadores onlines utilizados pelo público em geral. Para isso, diversas estratégias de marketing são oferecidas por empresas especializadas nessa área, de forma a tornar as suas páginas interessantes e chamativas. Por estarmos tratando de algo muito delicado, é importante contarmos com a ajuda de profissionais nessa área. São eles que poderão tirar todas as nossas dúvidas e alavancar o nosso sucesso online. Entenda como esse procedimento é executado!

Como funciona?

Quando vemos um site pronto e disponível para ser acessado na internet, nem imaginamos o trabalho que a sua criação gerou para o seu dono. Na verdade, temos a ilusão de que todo esse processo é feito de forma muito simples e rápida. Essa visão, todavia, não poderia estar mais longe da realidade. A produção de um website é muito complexa e deve seguir diversos passos para que o seu sucesso seja garantido. Por esse motivo, conta com muitas etapas que envolvem codificação, design, programação, entre tantos outros serviços especializados.

É por isso que, hoje em dia, você pode encontrar empresas que oferecem exatamente essa atividade aos seus clientes! Por um excelente custo benefício, você contrata uma equipe de profissionais que, em conjunto com você e com o seu conhecimento do segmento, irá estudar a melhor maneira de criar um conteúdo interessante e elaborar um layout chamativo para atrair um público maior para o seu negócio.

Todas as tarefas realizadas por essas pessoas são feitas baseadas nas famosas estratégias de otimização de sites, conhecida simplesmente como SEO. A sua utilização cresce a cada dia por um motivo muito simples: a comprovação dos benefícios oferecidos pelo seu trabalho!

Etapas de desenvolvimento de um projeto de um site

A partir do momento em que você entra em contato com uma empresa para que eles desenvolvam um site, os seus funcionários irão começar a estudar a melhor forma de realizar esse trabalho. Isso inclui não só a parte de codificação e layout, mas também a criação de todos os conteúdos que serão inseridos para que as suas páginas se posicionem de forma satisfatória em diferentes buscadores da internet.

Esse processo é complexo e, por isso, conta com diversas etapas que devem ser seguidas com muito cuidado e atenção. Lembre-se que o seu comprometimento é muito importante para o sucesso desse projeto. Portanto, demonstre interesse e acompanhe esse serviço que conta com diversos estágios que serão apresentados para você neste artigo!

Briefing: levantamento de requisitos

Não é possível realizar um trabalho bem feito se nós não conhecemos a empresa que estamos prestando o serviço. Devemos ter em mente quais são as pretensões do consumidor para, assim, criarmos um projeto que condiga com as suas necessidades e, por isso, é extremamente importante responder o que chamamos de briefing de conteúdo.

Esse documento contém uma série de perguntas que devem ser respondidas por você, de forma a reunir informações essenciais sobre o seu negócio. Dados como qual é o segmento da sua empresa, quais são os produtos e/ou serviços oferecidos e quais são os públicos que você pretende atingir são obtidos por meio desse questionário!

Lembre-se que as respostas dadas por você irão guiar os técnicos nesse trabalho. É com base nos materiais colhidos que a criação do seu site e de todo o seu conteúdo irá ser iniciada! Sendo assim, é interessante ser o mais detalhista possível e proporcionar informações interessantes. Dessa forma, a conclusão do projeto acontecerá de maneira mais calma e eficiente e também irá garantir a satisfação de todos os envolvidos nesse processo.

Definição do cronograma

Uma boa organização possui influência direta no sucesso de um projeto. Caso as informações não sejam expostas de maneira simples e eficiente, os profissionais não poderão entender qual é, de fato, o seu trabalho. Não só isso: é importante estipular prazos para que, assim, as etapas sejam seguidas de forma sistemática. É por isso que a definição do cronograma é algo que deve ser pensado e estipulado com muita atenção!

Pode-se afirmar com muita certeza que esse recurso é a melhor forma de gerenciar o tempo em que o projeto deve ser concluído. Isso porque ele define o início e o término de cada atividade, proporcionando uma sequência lógica para todos os envolvidos nesse trabalho.

Com ele, somos capazes de otimizar as entregas e informar com antecedência caso algum imprevisto aconteça e atrasos ocorram.

O cronograma é, também, uma excelente maneira de medir o desempenho de uma equipe com base nos seus resultados. Dessa forma, é possível pensar em estratégias que melhorem o trabalho de todos os funcionários. De maneira muito simplificada, um cronograma de qualidade deve:

  • Estimar o tempo em que cada atividade deve ser realizada: o primeiro passo para a montagem de um cronograma é estipular prazos. Para isso, deve-se calcular o período de duração de todas as etapas do projeto. Atualmente, existem aplicativos e programas que ajudam no gerenciamento dessa atividade;
  • Acompanhar o desempenho do quadro de trabalhadores: os funcionários responsáveis pela realização de um serviço devem atualizar o cronograma conforme os estágios são concluídos. Assim, torna-se possível saber como está a produtividade geral da equipe;
  • Designar as tarefas de forma mais eficiente: quando você acompanha o desempenho da sua equipe, você sabe exatamente quais são os setores mais sobrecarregados e quais estão mais tranquilos. Dessa forma, caso novos trabalhos surjam, você é capaz de alocar as tarefas de forma mais justa ou até mesmo contratar novos funcionários, se a demanda necessitar;
  • Aumentar a eficiência do serviço oferecido: ao determinar as tarefas do seu time de funcionários de acordo com o seu desempenho, você otimiza o tempo em que o trabalho será realizado. Isso resulta em prazos cumpridos antes do esperado e na satisfação de todas as partes!

Se você estiver procurando por uma maneira de controlar de forma mais precisa o desenvolvimento de um projeto, então a criação de um cronograma é a sua melhor opção! Os benefícios oferecidos por essa prática são inúmeros e são capazes de influenciar positivamente não só na qualidade do seu produto final, mas também no contentamento dos funcionários de sua empresa.

Arquitetura de informação

Ao acessar um site pela primeira vez, o visitante analisa certos aspectos para decidir se vale ou não a pena continuar naquele local. Apesar de muitas características serem observadas nessa ação, o momento não dura mais do que alguns segundos. Por esse motivo, é importante investir na organização, na estruturação e no design mais clean de suas páginas. Para isso, devemos contar com o serviço de um profissional um tanto quanto desconhecido: o arquiteto da informação.

Este trabalho tem como propósito estruturar toda a informação contida em um site de forma que os seus usuários encontrem tudo o que precisam de forma mais simples, prática e rápida.

Dessa forma, eles satisfarão as suas necessidades de maneira eficiente e ficarão mais do que satisfeitos com o seu serviço. Confira alguns de seus principais objetivos:

  • Definir as regras de organização do site;
  • Escolher qual será o modelo de interação do usuário com base em suas necessidades e no perfil de visitante que já foi estabelecido previamente;
  • Especificar todas as páginas do site, incluindo os elementos que as compõem (fotos, artigos, links externos, entre outros).

Embora pareça algo simples, a arquitetura de informação deve balancear diversos aspectos do seu site sem sobrecarregar o seu visual, o que pode ser um desafio. Sendo assim, é importante contar com as habilidades de um profissional treinado e capacitado para garantir o sucesso dessa etapa na criação do seu website.

Elaboração de layout

Você sabia que até mesmo o design visual do seu site pode influenciar o seu posicionamento na internet? É por esse motivo que é imprescindível escolher um layout que, além de belo e elegante, não prejudique o seu desempenho nos buscadores online.

Para realizar a combinação perfeita entre beleza visual, conteúdo e excelente posicionamento, os responsáveis pela criação do seu site devem passar por todas as fases estipuladas de maneira muito cuidadosa e atenciosa. Assim, quando essa etapa for atingida, o seu público alvo e o segmento de sua atuação já estará muito claro na mente de todos os profissionais. Isso irá acelerar esse passo e garantirá o seu sucesso!

O layout de um site é o resultado de um trabalho muito complexo. Em primeiro lugar, é necessário escolher um template inicial, que será utilizado como uma base que deve ser personalizada e transformada de acordo com as suas necessidades.

Todo o esquema de cores, a disposição das informações, o tratamento das imagens: tudo isso faz parte desse trabalho e deve ser realizado com muita dedicação para que, dessa forma, o resultado satisfaça todas as partes envolvidas.

Materiais para o site: textos e imagens

Como você já deve ter percebido, a criação de um site depende do trabalho de diversos profissionais. Enquanto programadores e designers cuidam da parte visual das suas páginas, redatores especializados são responsáveis por todo o conteúdo que será publicado naquela plataforma. Importantíssimos no MPI, esses textos participam ativamente do processo de ranqueamento. Sendo assim, é imprescindível que eles tenham qualidade e apresentem, de fato, informações pertinentes aos leitores.

Às vezes, pode ser difícil encontrar dados o suficiente sobre o segmento de sua atuação. Por isso, é importante que você esteja engajado com todo o processo do seu website e forneça documentos de apoio. Lembre-se que informações mais técnicas sobre produtos e serviços são excelentes, porém, dar um toque mais pessoal ao texto atrai o leitor e, por esse motivo, incentivamos que você conte um pouco sobre a história de sua empresa para que isso possa ser incluído nesse material!

Todos os textos e artigos publicados são acompanhados por imagens. Mesmo que elas possam ser captadas em bancos de fotos, é interessante utilizar aquelas providenciadas por você! Esse fator mostra maior credibilidade aos seus possíveis clientes, que podem ter um vislumbre do seu trabalho. Tenha sempre em mente, entretanto, que elas devem ser grandes e de alta qualidade!

Imagens e textos bem elaborados, que seguem as regras de engajamento, atraem e convencem novos clientes. Com bom planejamento, pode-se utilizar tanto para fidelizar consumidores, quanto para atrair aqueles que procuram o serviço ou produto oferecidos por você.

Codificação: aplicação do layout à plataforma

Para que o seu site apareça de forma perfeita em todos os tipos de aparelhos eletrônicos, desde o desktop até smartphones e tablets, é necessário que a sua codificação esteja perfeita. Isso quer dizer que o seu layout e todas as imagens e textos presentes nas suas páginas serão transformadas em códigos HTML para que, assim, os visitantes possam visualizá-la da forma correta.

Esse processo deve ser feito com muita atenção pois até mesmo uma vírgula no local errado pode comprometer todo o seu trabalho. Vamos utilizar a palavra “CANÇÃO” como exemplo. Caso exista alguma falha no código utilizado, essa palavra ficará distorcida, podendo aparecer como Can��o ou Canção, o que dificulta a compreensão dos seus leitores e reduz as chances de eles voltarem a acessar o seu endereço.

Após verificar o processo de codificação, ele será hospedado. Assim, ele poderá, de fato, ser acessado por seus visitantes.

Testes: navegação e usabilidade

Atualmente, quando um site é programado, ele precisa ter duas versões: uma para o desktop (computador e notebook) e outra para mobile (smartphones e tablets). Isso acontece porque quando você acessa um site pelo seu computador ou notebook, ele está configurado para aparecer de uma forma mais ampla.

Contudo, quando você decide acessar esse mesmo site por outro aparelho eletrônico que possua a tela menor, como um smartphone, o visual muda: agora, as informações contidas nele são apresentadas de uma maneira mais compacta, próprias para celulares ou tablets. Esse fator é chamado de responsividade e é extremamente importante na criação de um website.

Todo o código fonte do HTML e CSS - mecanismos que adicionam estilo a um documento web e são responsáveis pelas cores, fontes, espaçamentos e tantas outras particularidades de uma página online - é realizada de acordo com as recomendações internacionais do World Wide Web Consortium (W3C), a principal organização atual referente à criação de sites.

Por isso, antes que um site entre no ar, de fato, é preciso que ele passe por testes que assegurem que a navegação e a usabilidade estejam funcionando corretamente. Essa é uma forma de evitar que futuramente o website apresente falhas que atrapalhem a navegabilidade do usuário.

Aprovação e publicação

Quando todas as etapas da criação do seu site forem finalizadas e ele estiver finalmente pronto, ele não será publicado imediatamente! Na verdade, os profissionais dessa área irão analisar todos os detalhes de sua codificação e disposição de informação para, assim, enviar o projeto pronto para você - embora ele ainda não esteja online - poder averiguar todo o trabalho que foi realizado.

Caso algo necessite de modificação, os funcionários responsáveis irão realizar essas mudanças para que, assim, você fique satisfeito com o resultado. Somente após a sua aprovação - seja ela antes ou depois de modificações - que o seu site irá, de fato, ser publicado e indexado em todos os buscadores online.

O seu site pode demorar algum tempo para ter acessos e aparecer na primeira página das pesquisas online. Esse processo de indexação e publicação não é imediato e, por isso, é importante ter paciência.

Manutenção

Muitas pessoas acreditam que, após a publicação de um site, todo o trabalho ao seu redor acaba. Essa ideia, entretanto, não corresponde à realidade. Todo o serviço que ocorre ao redor de um site é contínuo e deve estar sempre sendo verificado. É por isso que as manutenções, que acompanham esse processo, são oferecidas nos pacotes de venda, já que elas são indispensáveis. Conheça os três principais serviços referentes à essa etapa:

  • Manutenção técnica: códigos HTML estão em constante mudanças e isso pode afetar o visual do seu site, assim como também pode influenciar em todo o seu CSS. Por esse motivo, a equipe responsável pelo seu projeto deve sempre estar preparada para lidar com esses pequenos imprevistos, de forma a garantir a beleza e organização das suas páginas;
  • Manutenção de conteúdo: após a publicação e indexação do seu site, é necessário aguardar por um tempo para vermos como ele irá se posicionar. Caso o resultado não seja tão bom quanto o esperado, não precisa se preocupar! A publicação de conteúdos de reforço será realizada para alavancar o seu posicionamento;
  • Acompanhamento de desempenho: atualizado periodicamente, relatórios relacionados a performance do seu site serão gerados e enviados para você. Dessa forma, caso você não se sinta satisfeito com algum fator, poderá apontá-lo facilmente para que ele seja melhorado!

Com todas essas informações, podemos perceber que o sucesso do seu site necessita de muito cuidado e atenção e, por isso, a manutenção se torna indispensável. Para entender o posicionamento e diversas outras características das suas páginas, é necessário acompanhar todos os procedimentos relacionados à ele. Lembre-se que o seu engajamento possui influência muito grande nos resultados finais e pode ser o diferencial que irá alavancar os seus acessos!

Razões para investir na criação de um site para sua empresa

Hoje em dia, não é possível simplesmente abrir uma empresa e esperar, de braços cruzados, pelo seu sucesso. Para que isso aconteça, é necessário investir em uma série de estratégias que irão alavancar os seus cliques e, consequentemente, atrair mais indivíduos interessados no seu serviço.

Uma das principais forma de captar clientes no mundo atual é por meio de um site interessante e chamativo que contenha informações pertinentes aos seus possíveis clientes. É por esse motivo que muitas pessoas começaram a investir no MPI que, além de criar o seu site seguindo todas as etapas desse procedimento, também é responsável por todo o conteúdo que será disponibilizado nessas páginas.

O desenvolvimento e criação do seu website possui ligação direta com o modo que a sua empresa é vista pelo público em geral. Sendo assim, é extremamente importante criar um layout simples porém chamativo que contenha todas as características do seu negócio expostas de forma organizada. Por se tratar de algo complexo, é imprescindível contratar os serviços de profissionais especializados nessa área para que, dessa forma, tudo aconteça de forma satisfatória, sem muito tempo de espera.

O marketing voltado para a internet vem acompanhado pela criação do seu site e é, basicamente, um conjunto de serviços digitais aplicados de forma a melhorar sua posição em diferentes buscadores online, tais como o Google, o Yahoo! e o Bing, que são os mais utilizados. Isso ajuda a chamar a atenção de possíveis clientes para a sua empresa, seja ela pequena ou grande, o que consequentemente traz mais lucros! Saiba quais são os seus principais benefícios:

  • Você com certeza já relacionou um objeto com alguma marca ou empresa. Isso pode ter acontecido de forma voluntária ou involuntária mas o fato é que isso acaba fidelizando o cliente. Ao definir, de fato, os valores e design da sua companhia e aplicá-los na criação do seu site, isso também pode acontecer com você;
  • Páginas organizadas, clean, com fotos de alta qualidade e textos que contenham informações interessantes e pertinentes ao seu segmento de atuação chamam a atenção de possíveis consumidores e aumentam a sua credibilidade;
  • O seu website se tornará a porta de entrada para os seus clientes e, por isso, é muito importante mantê-lo convidativo, com uma navegação simples e um linguajar que converse com os seus visitantes.

Com base nos tópicos expostos acima, é possível perceber que a criação de um site é um serviço muito mais complexo do que se pensa. Os profissionais designados à este trabalho devem criar o layout, devem organizar as informações contidas e devem criar conteúdos interessantes de forma muito cuidadosa e atenciosa.

Eles devem realizar um estudo minucioso não só sobre o seu segmento, mas também sobre a história e especificidades do seu negócio. Somente assim você será capaz de obter todos os benefícios proporcionados por essa atividade que, além de captar mais clientes, também os aproxima da sua empresa! Por isso, é importante contratar uma companhia especializada nessa área para que, assim, nenhum problema surja durante esse processo!

Quanto custa a criação de um site?

No mercado brasileiro, você é capaz de encontrar diversas empresas que oferecem os serviços de criação de sites. Nem todas elas, entretanto, são realmente aptas para isso. Por isso, é extremamente importante realizar uma pesquisa e contratar aquela que mais lhe passar confiança.

A Prime Web é especializada nessa área e tem como principal objetivo alavancar o seu sucesso. Por esse motivo, ao realizar a produção do seu website, também utiliza técnicas do marketing digital para que o posicionamento da sua empresa em diferentes pesquisadores da internet seja excelente.

Com projetos diferenciados, é capaz de atender as necessidades de companhias de pequeno, médio e grande porte de maneira satisfatória e por um preço excelente. Para isso, conta com três tipos de planos principais: o MPI e o MPI local:

MPI (Plano A): Ofertado por vendedores externos, o MPI, também conhecido como plano A, é ideal para empresas de médio e grande porte. Entre os serviços oferecidos, estão:

  • Criação de site responsivo;
  • Versão mobile;
  • Pacote de pelo menos 50 palavras-chave com artigos de 350 a 450 palavras;
  • 20 caixas de e-mail;
  • Direito à 4 alterações por mês (atualização de conteúdo e páginas);
  • Hospedagem grátis de site e e-mails;
  • Acompanhamento dos acessos via Google Analytics;
  • Cadastro no Search Console (Google Webmasters Tools);
  • Cadastro no Google Maps;
  • Chat para 1 usuário (opcional).

MPI Local (Plano B): Já o MPI local, comumente chamado de plano B, é indicado para empresas pequenas e negócios locais. Dividido em dois planos chamados de Prata e Ouro, oferece um investimento menor e é caracterizado pela regionalização do projeto. Os serviços oferecidos em cada um dos pacotes são:

Prata:

  • Criação de site responsivo;
  • Versão mobile;
  • 30 palavras chave para posicionamento regionalizado com artigos de 250 a 300 palavras;
  • 10 caixas de e-mail;
  • Direito à 4 alterações por mês (atualização de conteúdo e páginas);
  • Hospedagem grátis de site e e-mails;
  • Acompanhamento dos acessos via Google Analytics;
  • Cadastro no Search Console (Google Webmasters Tools);
  • Cadastro no Google Maps.

Ouro:

  • Criação de site responsivo;
  • Versão mobile;
  • 40 palavras chave para posicionamento regionalizado com artigos de 250 a 300 palavras;
  • 20 caixas de e-mail;
  • Direito à 4 alterações por mês (atualização de conteúdo e páginas);
  • Hospedagem grátis de site e e-mails;
  • Acompanhamento dos acessos via Google Analytics;
  • Cadastro no Search Console (Google Webmasters Tools);
  • Cadastro no Google Maps;
  • Chat para 1 usuário (opcional).

Para saber mais sobre valores, prazos e informações gerais, a Prime Web fica à sua disposição!

Em quanto tempo se tem o retorno de investimento?

Se você contratou profissionais para realizarem a criação do seu site, com certeza fez isso pensando no retorno que esse investimento lhe traria. Além de aperfeiçoar a beleza visual das suas páginas e, assim, chamar mais a atenção de possíveis clientes, esse serviço também tem ligação com o MPI e, dessa forma, é capaz de ampliar a visibilidade do seu negócio ao colocá-lo na primeira página de diversos buscadores da internet.

O tempo médio para que o seu website se posicione de forma satisfatória é de seis meses após a sua finalização, publicação e indexação. Todavia, devemos ter em mente que diversos fatores influenciam nesse cenário e, por isso, esse prazo pode variar de projeto para projeto.

Lembre-se que o segmento da sua empresa pode ser mais difícil de ranquear nas buscas online por diferentes razões. Por esse motivo, é sempre muito importante responder o briefing de conteúdo com informações diversas que poderão ser utilizadas na redação dos seus artigos. Em situações assim, até mesmo o local em que você atua pode te ajudar! Sendo assim, é necessário ter paciência e trabalhar em conjunto com especialistas para que o seu site receba o melhor tratamento possível.

Considerações finais

Se você quer dar a visibilidade que o seu negócio merece e aumentar a sua carteira de clientes, com certeza o MPI, combinado com uma excelente criação de sites, é o caminho correto para você. E, sem sombra de dúvidas, os serviços oferecidos pela Prime Web são a melhor forma de alcançar a primeira página de Google e te fazer sentir que o seu investimento finalmente deu resultados.

Por isso, fale agora mesmo com um consultor comercial da nossa empresa e esclareça todas as suas dúvidas a respeito de nossos planos e serviços. Com o auxílio da Prime Web, a sua empresa sempre será a primeira opção!