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Marketing operacional para internet

Marketing operacional para internet

O marketing operacional para internet, também conhecido pela sigla MPI, é um conjunto de serviços digitais que tem como objetivo principal melhorar a visibilidade de empresas e marcas na internet. Este conjunto de serviços digitais é composto por 5 pilares, sendo eles: desenvolvimento de websites, S.E.O. (search engine optimization), marketing de conteúdo, social media e web analytics.

O MPI tem se tornado um braço de apoio fundamental em estratégias de Branding, principalmente por seu auxílio direto à estratégia de comunicação, que visa alcançar uma posição única na mente e no coração de seu consumidor.

Os 5 pilares do marketing operacional para internet

Como dito anteriormente, o marketing operacional para internet é composto por 5 pilares e agora iremos comentar sobre cada um deles.

1. Desenvolvimento de websites

Como você já deve ter percebido, é um pouco improvável imaginarmos a execução de um trabalho de MOI sem a existência de um site. A criação de um site atrativo (e entenda atrativo como aquele que traz à tona a sensação de originalidade, de fácil aprendizagem, fácil navegação e bom design visual), além de aumentar o valor da marca, reforça a sua reputação perante clientes e consumidores.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Criação de Sites

2. S.E.O. (search engine optimization)

SEO é um pilar do marketing operacional para internet complementar ao desenvolvimento de websites e nada mais é que a otimização para mecanismos de busca ou pesquisa como algumas pessoas preferem dizer. Podemos afirmar ainda que SEO é um conjunto de técnicas que, quando aplicadas, tornam as páginas de um site mais amigáveis ao rastreamento dos robôs, facilitando a compreensão e indexação de seu conteúdo ao índice de páginas dos buscadores.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Otimização de Sites

3. Marketing de conteúdo

Este terceiro pilar por sua vez está diretamente associado ao engajamento de clientes e consumidores. O marketing de conteúdo requer planejamento, uma vez que a criação de conteúdo relevante possibilita a aproximação da marca e/ou empresa com seus clientes e consumidores, tendo papel fundamental na performance do marketing operacional para internet.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Produção de conteúdo

4. Social media

As redes sociais hoje em dia, além de serem canais de interação com o público consumidor, são pontos de contatos que andam em paralelo com o marketing de conteúdo, funcionando também como grandes impulsionadores de tráfego, pois através do compartilhamento de links é possível levar o consumidor da rede social até o site da empresa, ou até mesmo diretamente a página de um produto em uma loja virtual, aumentando o seu número de visitas.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Integração com mídias sociais

5. Web Analytics

O termo web analytics diz respeito a utilização de ferramentas para mensurar performance e resultados de um website durante o trabalho de marketing operacional para internet. As opções de ferramentas disponíveis hoje no mercado são diversas, sendo algumas gratuitas com recursos mais limitados e outras pagas com um pouco mais de informações. Essas ferramentas verificam deste o rastreamento de palavras chave até número de visitas e compartilhamento de links. Isso tudo vai de acordo com o interesse de cada empresa em definir as métricas que mais importantes que a ajudem na tomada de decisões.

Leia aqui nosso artigo completo sobre Monitoramento e análises de resultados

Conclusão

Bom, agora que você já tem uma noção básica sobre o que é o marketing operacional para internet, fica fácil perceber os diversos benefícios que o MPI agrega a proposta de valor de uma estratégia de branding, otimizando investimentos com outras mídias de menor expressão no mercado.

Agora você ja sabe quem procurar para o marketing operacional para internet.