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Na Primeira Página Da Busca Orgânica

Saiba quais são os principais resultados exibidos pelo Google

Os resultados orgânicos são aqueles que não são pagos através de impulsionamentos ou anúncios. Eles são classificados naturalmente como relevantes pelo Google e, no geral, possuem um conteúdo de qualidade e oferecem informações pertinentes para os usuários.

Contudo, com o passar dos anos, o Google foi se adaptando para tornar a experiência do internauta ainda melhor (coisa que o buscador sempre considerou como um de seus principais pilares).

Por essa razão, atualmente, é possível chegar à diversos resultados através do Google, que têm como principal objetivo otimizar e simplificar as pesquisas realizadas pelos usuários.

A seguir, você conhecerá quais são esses resultados diversificados e quais são os seus respectivos objetivos. Boa leitura!

Tipos de resultados

1. Gráficos de resultados

Carrossel

No ano de 2014, o Google decidiu modificar o que antes nós conhecíamos como “carrossel”. Se posteriormente eles englobavam uma série de retornos, que podia variar entre hotéis, locais para entretenimento, restaurantes, entre outros, atualmente, esse tipo de resultado passou a retornar apenas tópicos que o Google entende que diversas abas de escolha são necessárias.

Portanto, nos dias de hoje, esse gráfico não mais redireciona o usuário para outros links ativos na internet, mas sim para uma página próprio Google, onde opções que complementam a pesquisa inicial serão apresentadas.

Painel de conhecimento de marca

Esse painel é um tipo de resultado que é criado a partir do próprio Google, que utiliza informações encontradas sobre uma empresa e/ou marca na internet – geralmente em sites populares como a Wikipédia.

Ele é constituído por uma breve descrição da empresa, seguida por informações técnicas, como sede e produtos oferecidos, e, às vezes, links para as principais redes sociais e para o site da marca, se o buscador conseguir identificá-los e classificá-los como autênticos.

2. Anúncios

Resultados através de anúncios

O Google permite que os usuários anunciem seus produtos e/ou serviços através da plataforma Adwords.

Esses anúncios aparecem logo acima dos resultados orgânicos, dependendo da palavra-chave (pré-determinada no momento da compra do anúncio) e pode se alterar de acordo com o horário do dia em que determinada palavra-chave é buscada.

Google voos

O Google Flights (no Brasil, Google voos), é uma ferramenta que permite que o internauta tenha uma melhor experiência ao unir os melhores resultados de voos para as regiões buscadas. Por oferecer inúmeros resultados de diferentes companhias, também é capaz de mostrar quais são os melhores preços.

Por meio do Google voos, você pode ser redirecionado para a página da companhia aérea que mais se interessar, sem a necessidade de realizar uma nova pesquisa nesse link.

Google Shopping

Há uma grande semelhança entre o Google Shopping e o Google Adwords. Mas, no geral, as duas plataformas possuem objetivos diferentes e servem para atrair públicos distintos.

O Google Shopping tende a ter um valor diminuto para o anunciante e tem a vantagem de encaminhar o usuário diretamente para a página do produto. Ele aparece, através de imagens clicáveis, na parte superior ou na parte direita da página.

Anúncio de hotéis

Ainda seguindo a lógica de facilitar os resultados de determinadas pesquisas, o Google criou uma ferramenta para tornar mais prática a busca por hotéis e hospedagens. Ao pesquisar por qualquer tipo de hospedagem, você vai ser contemplado com diferentes opções e, é claro, os seus preços.

Não só isso: além de mostrar as alternativas, o buscador também informa ao internauta o endereço, o número de telefone e o site do hotel.

3. Resultados de locais

Guia de locais

É normal que, atualmente, utilizemos a internet com o GPS ligado. Essa é uma vantagem, inclusive, para realizar pesquisas no Google, já que o buscador consegue utilizar isso a seu favor para melhor a sua experiência com as buscas.

Nesses casos, o Google trabalha com a sua localização para otimizar os retornos e mostrar opções que estejam mais próximas de você. Esse tipo de retorno acontece, principalmente, quando procuramos por determinados estabelecimentos.

Posição 0 (zero)

A posição zero é um resultado especial que fica em evidência no Google. Diferente dos demais retornos, que são disponibilizados apenas por um link, esse é disposto em um box e é considerado muito relevante ao assunto que está sendo pesquisado.

Não se sabe, contudo, como o Google determina o conteúdo do site que será colocado nessa posição. Normalmente, são escolhidas páginas que estão na primeira página, porém, em posições mais baixas.

Painel gráfico de conhecimentos de locais

Quando procuramos com locais ou estabelecimentos pelo Google, esse tipo de painel tende a surgir. Nele, será possível obter diferentes tipos de informações sobre a experiência que cada usuário teve naquele local, além de um número de telefone e o endereço do estabelecimento.

Desse modo, o internauta consegue averiguar a aba de perguntas e comentários, por exemplo. Além disso, também é possível saber os horários que o estabelecimento fica mais cheio e quanto tempo normalmente é gasto lá dentro.

Box de viagem

Por meio de uma conexão feita pelo Google Maps, o Google consegue facilitar a vida do usuário através de um box que apresenta os melhores meios de chegar a um determinado local.

Dessa forma, é possível encontrar os melhores caminhos, que podem ser feitos de carro, ônibus, trem ou até mesmo através da caminhada. Esses caminhos são escolhidos através da análise do algoritmo, que considera fatores como o trânsito ou eventuais acidentes e, é claro, a localização do usuário.

4. Resultados orgânicos

Resultados orgânicos comuns

De maneira geral, os resultados que consideramos como orgânicos são os mais conhecidos pelos usuários. Eles são encontrados através de qualquer tipo de pesquisa em que são utilizadas palavras-chave.

As primeiras colocações dos resultados orgânicos são os que mais obtém cliques. Por essa razão, são os mais desejados entre quem trabalha com SEO.

Listagem de redes sociais

As redes sociais são algumas das plataformas mais utilizadas em ambientes online, principalmente por famosos. Desse modo, quando pesquisarmos o nome de certas celebridades através do Google, somos contemplados com os seus perfis em diferentes tipos de sites.

Nesse quesito, o Twitter possui até mesmo um diferencial no Google: dependendo do tipo de pesquisa que você faz, é possível acessar a rede social sem sair do buscador.

Imagens

O Google possui há muito tempo uma aba específica para as imagens e permite, até mesmo, que busquemos apenas por fotos utilizando links. Contudo, ainda existe umam terceira opção: dependendo do tipo de pesquisa que fazemos, imagens irão aparecer antes dos primeiros resultados da busca orgânica.

Isso acontece, principalmente, quando utilizamos palavras-chave que fazem referência a um ponto turístico, a uma cidade famosa ou até mesmo a receitas típicas. Ao clicar em qualquer imagem, você será redirecionado imediatamente ao Google Imagens. Assim, a foto aparece em tamanho maior e com mais qualidade.

Vídeos

Seguindo a mesma lógica das imagens já citadas acima, o Google também possui uma aba específica para vídeos. Contudo, de acordo com a busca realizada, é possível que vídeos apareçam também anteriormente aos resultados da busca orgânica.

Nesses casos, isso acontece porque o Google entende que as palavras-chave utilizadas necessitam de conteúdo audiovisual para oferecem um resultado completo e satisfatório.

Outra diferença é que ao invés de sermos direcionados para a aba de vídeos, o Google nos remete diretamente para o YouTube.

Notícias

Quando pesquisamos sobre um tema que está em alta naquele momento, é normal que o Google nos mostre, novamente antes dos resultados orgânicos, as principais notícias envolvendo o termo pesquisa.

Nesses casos, se clicarmos nos ícones, seremos direcionados automaticamente para o site em que a postagem foi feita originalmente.

Conclusão

Atualmente, ainda não há certezas sobre como alcançar a maioria desses resultados oferecidos pelo Google. Portanto, não há como afirmar quais técnicas de SEO e otimização no geral funcionam ou não funcionam.

O que podemos dizer é que estar entre os primeiros na busca orgânica é passo fundamental para também aparecer nesses outros tipos de retorno.

Por essa razão, o marketing de posicionamento para internet, voltado a oferecer maiores possibilidades de um bom ranqueamento pelo Google, com certeza é a melhor opção para você. Para saber mais informações, entre em contato com a Prime Web!