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O que é SEO: guia básico para iniciantes

Com o mais recente avanço da internet e da consequente globalização, é praticamente impossível nunca ter ouvido falar em SEO e nas suas possíveis otimizações para a sua empresa. Entretanto, por mais que algumas pessoas tenham noção do que SEO, a maioria delas não têm ideia para que servem ou quais são as suas utilidades e vantagens. Por essa razão, através desse artigo, iremos guiar os iniciantes na área em uma breve, porém completa explicação sobre o que é o SEO propriamente dito. Confira!

SEO: o que é?

A sigla SEO, em inglês, significa Search Engine Optimization, se traduzirmos isso teremos algo como “otimização de sites”. No caso, seria a otimização de sites para os mecanismos de buscas, como o Google, o Yahoo, o Bing, entre outros.

O principal alvo do SEO, entretanto, é exatamente o Google, já que ele é o buscador mais utilizado em todo o mundo e possibilita que o seu site possua um número maior de acessos, se ele aparecer nas primeiras páginas para pesquisa.

Portanto, o SEO nada mais é que a busca pela otimização de um determinado site para que esse site consiga ter acesso através do que chamamos de tráfego orgânico, ou seja, acessos conquistados através de pesquisas nos buscadores online.

Para que serve o SEO?

Como dito no parágrafo anterior, o SEO serve para destacar seu site para o tráfego orgânico nas pesquisas em buscadores. Entretanto, qual a função disso?

Quando você cria um site com vários conteúdos de qualidade, por exemplo, você provavelmente vai querer que exista um público para ler e avaliar esse conteúdo. Claro, você pode conseguir que as pessoas acessem seu site fazendo divulgações pelas redes sociais, etc. Porém, ter acessos através dos buscadores é uma coisa muito importante, já que a maioria das pessoas os utiliza para chegar até um determinado site.

Todavia, não é tão fácil quanto parece fazer com que seu site esteja na primeira página de um buscador importante como o Google, por exemplo. Para se ter uma ideia, cerca de 2 milhões de textos são publicados na internet por dia! Dessa forma, o seu site precisará de algo a mais para se destacar. E é aí que os estudos do SEO entram.

O SEO, através de uma porção de técnicas, faz com que seu site seja aprimorado para aparecer na primeira página do Google. Não é um processo fácil, dependerá de uma série de fatores, porém, em bruto, essa é a principal função do SEO.

Como funciona a otimização através do SEO?

Levaremos em conta o principal buscador para prosseguir com esse artigo, ou seja, o Google. O Google é muito inteligente e vem se tornando cada vez mais rigoroso em relação aos métodos utilizados para classificar um site na primeira página de pesquisa. Dessa forma, o Google possui vários robôs, chamados de crawlers, que rastreiam todos os sites e localizam um que tenha os requisitos necessários para estar nas primeiras páginas. E foi através dos estudos desses critérios do Google que surgiu o SEO.

Atualmente, sabemos que o Google valoriza alguns pontos, como o domínio do site, os conteúdos do site, a frequência com que esses conteúdos são atualizados, entre outros. Partindo desse princípio, dentro do SEO, surgiu o chamado marketing de conteúdo, que visa estudar as melhores maneiras para criar pautas e textos para esses conteúdos, além de estar sempre atento aos períodos com que esses conteúdos serão publicados.

Além disso, o sistema de keywords também é fundamental e se baseia, basicamente, em uma determinada repetições de palavras chaves, que são escolhidas para determinados segmentos através de um estudo realizado no próprio Google.

Após toda essa otimização realizada no site, demorará um tempo para que o Google analise o seu site e classifique o seu conteúdo nas páginas. No início, é possível que haja um período de instabilidade nessa classificação e na quantidade de acessos por dia. Entretanto, se o SEO realmente for bem feito, você começará a ter retorno de maneira eficaz!