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Palavras Chave

Palavras chave: o que são e porque elas são tão importantes?

As palavras-chave, ou keywords, são o principal instrumento de uma pesquisa. Definidas em termos compostos por uma ou mais palavras. Elas são a forma como um usuário escreve a sua dúvida nos buscadores com o intuito de obter respostas e solucionar seus problemas. Basicamente, as palavras-chave são os principais instrumentos da busca.

Em estudos de SEO (otimização para motores de busca) em marketing digital, um dos pontos mais importantes são as keywords. Elas são utilizadas por profissionais do ramo para direcionamento no momento de criação de páginas, blogs posts e sites.

Ao definir a palavra chave, você estará passando uma mensagem ao Google de que o seu conteúdo trata sobre o assunto daquele termo, o que facilitará as buscas de seus consumidores. De certa forma, as keywords são chaves para abrir as portas do seu conteúdo para o mundo da internet. Significa a diferença entre ser encontrado, lido, compartilhado e curtido.

O marketing de conteúdo não é algo feito ao acaso, de maneira bagunçada. É importante definir as palavras chave corretas para o seu conteúdo. O primeiro passo é perguntar o porquê do uso dessas palavras. A resposta precisa ser “para ajudar o meu público a me encontrar na internet”. Então pense como ele e não como um vendedor ou estrategista, pense nos termos que ele usará para te encontrar e foque neles.

Em estratégias de conversão existem etapas definidas. Colocamos como exemplo um funil dividido em três partes: a parte de cima é para o público no geral, na parte do meio o consumidor já se mostrou interessado pelo seu assunto e o fundo de funil é a etapa que ele está pronto para comprar.

Cada um desses grupos possui palavras-chave específicas. Portanto, a empresa precisa reconhecê-las e fazer o melhor uso delas na hora de produzir o conteúdo. Destranque as fechaduras a partir das palavras-chave, informe e transforme visitantes em clientes.

O que são palavras-chave negativas?

No momento de realizar uma busca, por exemplo, por guarda-chuvas, às vezes nos deparamos com links que não são diretamente relacionados com aquele tema. Para que isso não aconteça com o seu conteúdo, é necessário utilizar as palavras chave negativas.

A ferramenta chamada Keyword Planner do Google serve para encontrar as palavras-chave negativas. Basta você colocar a palavra referente ao seu serviço ou produto na aba de Keywords Ideas e clicar na busca. Na listagem será apresentado alguns termos de pesquisa relacionada à palavra.

Marque todas as palavras que não dizem respeito ao seu universo e nesse momento, o Google já saberá que o seu site não será relacionado a essas palavras-chave durante a busca de algum usuário.

Como definir as palavras-chave?

Depois que você reuniu uma lista de palavras chave “semente”, tenha foco em alguns itens:

Persona (relacionar com o texto Personas) – um dos fatores mais importantes da escola da palavra chave é a adequação às necessidades da persona. Tenha certeza de produzir um conteúdo que responda as perguntas que ela fizer.

Objetivo da estratégia – essencial para o momento da descoberta e definição das melhores palavras-chave para seu negócio. O objetivo deve ser como um guia para todas as atitudes que forem tomadas para alcança-lo.

Pesquisa de concorrentes – dar uma olhada em como os concorrentes utilizam as palavras-chave é outra maneira interessante. Dicas de produção de conteúdo também são válidas nessa pesquisa entre sites.

Utilize ferramentas – não deixe de consultar algumas ferramentas que são voltadas a encontrar palavras-chave relevantes, como: Google Keyword Planner, Semrush, Keywordtool.io, Google Trends, UberSuggest e outras.

Onde usá-las?

O uso de palavras-chave, ou keywords, ajuda muito na otimização para que o seu site fique bem posicionado nas buscas. Como técnica de marketing, as palavras chave precisam ser usadas de forma estratégica. Veja abaixo onde coloca-las.

Meta Descriptions – a pequena descrição que aparece abaixo do título, na página de pesquisa do Google. Inserir keywords ali é uma ótima opção.

URL – faça urls amigáveis, não muito extensas e que sejam auto-explicativas. É a melhor maneira de usar a palavra-chave.

SEO Title – esse é o título que aparecerá nas pesquisas realizadas pelo Google.

Title tag – são os títulos internos. Utilizar as palavras-chave nesses espaços tem o objetivo de fazer o usuário permanecer na página e avançar para ler o artigo.