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SEO: qual o seu papel dentro do MPI?

Uma das grandes metas buscada por empresários que investem em Marketing Digital é alcançar as primeiras posições em grandes buscadores como o Bing, Yahoo! E, principalmente, o Google, que é hoje a plataforma de pesquisa responsável por cerca de 90% das buscas diárias na Internet. Afinal, qual o empreendedor que não sonha em gerar mais tráfego para seu site e alavancar suas vendas sem ter que investir quantias exorbitantes?

Porém, não basta apenas estar na Internet e esperar retornos positivos como num passe de mágica. É preciso trabalhar bastante em estratégias especificas para otimizar seu site ou blog empresarial e garantir que sua empresa alcance um bom posicionamento nos grandes buscadores mundiais, pois em um ambiente de plena transformação digital, a concorrência para estar na primeira página do Google está cada vez maior.

Porém, alcançar um bom ranking em grandes buscadores não é uma tarefa tão árdua quanto você possa imaginar. Existem hoje uma série de estratégias de MPI (Marketing de Posicionamento para Internet) que podem lhe auxiliar nesta empreitada e a otimização de sites e conteúdos é uma excelente técnica que pode lhe gerar resultados positivos aos olhos dos motores de busca.

SEO (Search Engine Optimization): o que é isso afinal?

SEO (em tradução livre, otimização para mecanismos de buscas) nada mais é do que um conjunto de técnicas de marketing que busca otimizar sites, blogs e páginas da web, visando alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para sua marca. Mas como funciona este processo?

Ao otimizar sites e blogs com o uso de técnicas de MPI – no qual o SEO se encontra inserido – para posicionar sua empresa nos primeiros resultados do Google, por exemplo, suas chances de oportunidade de negócios crescem exponencialmente, já que cerca de 90% dos usuários preferem clicar em resultados encontradas na primeira página de buscadores, aumentando ainda mais esta porcentagem quando as páginas se tratam de links orgânicos, ou seja, não pagos.

Como chegar ao topo do Google?

Atualmente, muitos são os fatores que interferem no posicionamento de sites no Google. Porém, neste artigo trataremos apenas daqueles mais básicos e que mais impactam no Marketing de Posicionamento para Internet, quando falamos de trabalhar as técnicas de SEO.

Qualidade e tamanho do conteúdo

Entre os principais fatores de ranqueamento no Google, a qualidade do conteúdo é um dos principais. Afinal, os Googlebots buscam identificar conteúdos de baixa qualidade a fim de otimizar o resultado para os usuários. Ou seja, quanto melhor o seu conteúdo mais chance você tem de que ele apareça nas primeiras posições das páginas de resultados de pesquisa.

Da mesma forma, o tamanho dos artigos postados também costuma influenciar no ranqueamento de páginas. Isto por que o Google procura conteúdos mais completos e que possam sanar as dúvidas dos leitores. Porém, entenda que isto não é uma regra, e que este fator dependerá muito do seu público-alvo.

Título Interno e SEO title

O tittle tag trata-se do título interno do seu blog, ou seja, aquele que o leitor irá ver quando acessar o seu conteúdo. Diferente do SEO title, que será um fator externo responsável por atrair e levar o leitor até o seu texto.

Portanto, a função do título interno é manter seu leitor entretido no post que acessou. Desta forma ele deve despertar a curiosidade do leitor, apresentando os benefícios da leitura, além de conter palavras-chave.

URLs amigáveis

Fator direto de ranqueamento no Google, a URL de sua página deve ser amigável e conter palavras-chave de fácil entendimento acerca do conteúdo que ele abriga. Desta forma, as melhores formas de criar URL amigáveis é incluir palavras-chave, ser curta e clara, conter hifens para separar as palavras e ser relacionado ao título do post.